Fim de ano é sinônimo de bola parada e muita agitação nos bastidores. A busca por reforços para a temporada seguinte é a pauta principal dos clubes e também motivo de ansiedade dos torcedores. No Fortaleza, porém, a estratégia é diferente: o Tricolor prioriza a paciência para monitorar o mercado na busca de reforços.
A justificativa inicial é clara e coerente: com a base do vitorioso elenco de 2019 mantida para o ano que vem (são 22 atletas com contrato para 2020), o número de contratações será menor. A margem de erro, consequentemente, também deve ser reduzida.
"É um jogo de xadrez que tem que saber jogar, e ter paciência. A gente quer qualificar o elenco em posições que a gente contrate jogadores que possam dar um retorno técnico melhor", disse o presidente Marcelo Paz, em entrevista ao Diário do Nordeste.
Este é um dos motivos para que o Leão do Pici não tenha anunciado ainda nenhuma contratação no mês de dezembro, mas não é o único.
"No nosso caso, é uma série de fatores. Estamos com um elenco mais montado que nos outros anos, e bem montado. A nossa busca é menor, vamos atrás de bem menos nomes. Segundo, jogadores com vínculo (até 31 de dezembro) não podem ser anunciados antes de terminar o ano. E terceiro, o mercado está ouvindo. Você faz proposta, o jogador tem proposta em mãos, mas espera pra ver, fica ouvindo o mercado", explicou Paz.
Para o cartola leonino, a situação será bem diferente a partir do dia 1º de janeiro, quando muitas negociações deverão ser concluídas com maior velocidade.
"Na hora que vira o ano, as equipes começam a se apresentar e os jogadores indecisos começam a querer fechar (contratos). Têm aqueles que esperavam algo melhor e não conseguiram, e aí decidem aceitar as propostas. Tem também muitos clubes com jogadores pra utilizar como moeda de troca e não quer liberar agora por estar negociando com outros times", finalizou Marcelo Paz.
A expectativa, porém, é que o Fortaleza anuncie alguma contratação nos próximos seis dias, ainda em 2019. Até agora, o clube já contratou o atacante Edson Cariús (anunciado em setembro) e renovou com o goleiro Felipe Alves, o volante Juninho e o atacante Ederson.
Certo é que a diretoria já definiu as posições prioritárias: dois zagueiros, dois meio-campistas e dois atacantes de velocidade, que jogam pelos lados de campo.
Um dos atletas que negocia com o clube é o zagueiro Paulão, que ficará livre no mercado, já que seu contrato com o Internacional encerra agora em dezembro. A reportagem apurou que é boa a chance que ele fique no Pici.
DN
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Como Hitler morreu há 80 anos e por que houve tanto mistério sobre destino final de seu ...
Professora obriga aluno a tomar molho de pimenta como 'punição' em escola do Ceará, den...
Conmebol determina vitória do Fortaleza na Libertadores em jogo cancelado diante do Colo-...
Beneficiário do INSS que foi descontado indevidamente deve ser ressarcido em dobro
Como Hitler morreu há 80 anos e por que houve tanto mistério sobre destino final de seu ...
Presidente da Câmara de Jaguaretama e outras quatro pessoas morrem em colisão na BR-116
Professora obriga aluno a tomar molho de pimenta como 'punição' em escola do Ceará, den...
Golpista se passa por governador Elmano e manda mensagens no celular pedindo Pix de R$ 100
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor